sábado, 28 de agosto de 2010

Ainda restrito aos blockbusters...

Na semana passada fomos assistir a "Le dernier maître de l'air", o filme baseado naquele desenhinho animado chamado "Avatar". Acho que tiveram que trocar o nome por conta do filme do James Cameron. Quanta decepção! O filme é dirigido pelo M. Night Shyamalan, o mesmo que dirigiu "O sexto sentido", mas parece que ele realmente errou a mão desta vez. Acho que o maior problema foi mesmo a mão do diretor, presente em cada cena, cada diálogo e determinada a estragar tudo. Honestamente, o filme tem os piores diálogos que já ouvi no cinema, sem exagero.

Ontem fui sozinho, às 11h40, assistir a "Salt", o filme de espiã da Angelina Jolie. Fui com expectativa baixíssima por conta das críticas negativas que tinha lido. Achei o filme super "hollywoodianamente" normal. Não entendi por que tanto alarde. A história é exagerada? Sim, mas e os 007 que a gente engole desde criança e adora? Todos os comentários que li soam um tanto machistas. O problema é o fato de que 007 virou mulher neste filme? Será que ninguém se lembra mais de Brigitte Montfort? Daqueles livrinhos de qualidade duvidosa, pra lá de kitsch?! Ou será que é porque ninguém engole mais histórias com a Guerra Fria como pano de fundo? Que falta faz a personificação de coisas básicas como o "bem" e o "mal", não?! A vida parecia mais simples quando os heróis americanos ainda tentavam livrar o mundo dos monstros comunistas.

Entretanto, ainda outro dia li que "espiões" russos foram presos nos "isteites". A única coisa que me surpreendeu mais foi que alguns dias depois os presos foram trocados por espiões norte-americanos capturados em Moscou. Eu, hein?! Dejà vu no jornal?!

Hoje fomos, eu e o Patrick, novamente ao cinema. Desta vez foi o filminho da Disney, "Aprendiz de feiticeiro". Claramente pra adolescente. Até difícil de encontrar versão legendada, principalmente às 9h15 da manhã. Gostamos de ir ao cinema aos sábados pela manhã. Quando critico, um amigo diz: "também, quem manda assistir a filme pra adolescente?" Muito preconceito! Conheço vários adolescentes que gostam de filmes de ação mas poderiam se divertir também com enredos mais elaborados, menor previsibilidade. Por que tudo tem que ser tão óbvio?

Bom, pra terminar este post com alguma utilidade além do meu desabafo por estar temporariamente condenado a assistir somente a blockbusters (por conta da minha incapacidade de compreender francês suficientemente pra assistir a algo mais complexo) deixo algumas informações de serviço: o ingresso de cinema às 9h00 custa 6 euros; mais tarde sobe pra 10,40 euros! As sessões diurnas de filmes mais juvenis são geralmente em V.F. (versão francesa, quer dizer, dublados em francês) e as noturnas são em V.O. (versão original, na língua original)

Nenhum comentário:

Postar um comentário