segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Petites choses

Parece que está muito difícil manter este blog! As previsões do meu irmão se confirmaram: comecei muito afoito, liberando uma represa, e agora não flui mais nada.

Tomei a decisão de tentar colocar pequenos posts aqui. Isso me lembra "O livro de cabeceira" de Sei Shonagon ("Makura-no-sôshi" escrito no ano 1000). Mas já previno meus leitores de que minhas pequenas impressões não serão tão poéticas nem eróticas.

Começando então com moda (na verdade, acho que tudo é moda): já comentei que os sapatos masculinos aqui têm bico muito mais fino e são bem mais longos?! Essa moda não me atrai muito, mesmo porque não preciso de sapatos novos, mas hoje, pela primeira vez, adotei um costume que me chamou atenção desde que cheguei: os parisienses usam camisa polo com a gola levantada. Senti uma certa estranheza antes de sair de casa, mas todo mundo que passou por mim na rua sem me lançar nem o mais discreto olhar, acabou me confirmando que eu estava na moda. Ah! E alguém que me lançou um olhar bem pouco discreto acabou sendo um estímulo extra.

Em tempo, o olhar indiscreto e simpático, embora tentador, não foi correspondido, porque hoje sou um homem casado e monogâmico. Quase de ferro!

Outra moda, ou não, sei lá. Se for moda, é permanente, segundo o Patrick: cadernos franceses são quadriculados! Nesta época de "rentrée", que é o retorno das férias de verão no final de setembro, todas as papelarias e supermercados têm uma sessão enorme de material escolar. Mas pode procurar, todos os cadernos são quadriculados. Na verdade, a maioria é milimetrado! Minha amiga Renata estava procurando um bom caderninho com linhas exclusivamente horizontais como os brasileiros, mas só encontra se for inglês ou americano. Obviamente, estes custam os "zóios".

Bem, é o que tem pra hoje. Minha amiga Sei Shonagon já pode voltar a repousar tranquila em seu túmulo milenar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário