domingo, 5 de setembro de 2010

Inveja na fnac!

É um tanto curioso morar num país cuja língua não se domina! A coisa que mais me faz falta é material de leitura. Com a internet isso fica menos evidente, porque tenho acesso a todos os sites de jornais brasileiros quando quiser. Mas e aquela vontade, aquela comichão bem no meio da fnac? A gente vê filas intermináveis de franceses carregando dúzias de livros pros caixas. Por que eu também não posso ler em francês?! A solução vem com um pouquinho de cara-de-pau somada ao jeitinho brasileiro. Não é bem livro, definitivamente não é literatura, mas é material de leitura na antiquada versão impressa. E uma forma de ficar lá na fila da livraria carregando algo além de dvds ou material pra limpeza do laptop.

No início das minhas férias, primeira semana de agosto, na Gibert Jeune, uma livraria enorme em Saint-Michel, comprei algo que tá em todo lugar nessa época de férias. São uns almanaques de quase 100 páginas, brochura de tamanho universitário. Coisa mesmo pra "diversão" durante as férias. Nas capas têm um selinho do tipo "350 quiz e jeux por vous tester!". Comprei 3 de "Le Monde": "Connaissez-vous la France?", "Connaissez-vous l'histoire de France?" e "Connaissez-vous la politique?", por 5,95 euros cada. É muito divertido! Mesmo o Patrick gosta de tentar responder às perguntas, às vezes básicas, outras bem de cultura inútil.

Dá inclusive pra perceber as tendências políticas do "Monde" em questões do tipo "l'une de ces personnes ne figurait pas parmi les personnalités invitées au Fouquet's le soir de l'élection de Nicolas Sarkozy à la présidence de la République. Laquelle est-ce?" (uma destas pessoas não figurava entre as personalidades convidadas à festa pela eleição de Sarkozy à presidência da República. Qual?) Claro que as 4 opções de respostas erradas eram nomes dos "barões" da economia francesa, donos de grandes empresas automobilísticas e aeronáuticas, todos amiguinhos íntimos do Sarkô. Como se o "Monde" não fosse mais de direita ainda... de qualquer forma, é uma outra direita.

Mas não são só perguntas. Tem bastante texto. Tem um bem engraçado, porque é do tipo editorial, mas sem nenhum alerta ;-): "L'Europe, mais quelle Europe? - Hier au coeur d'une Europe occidentale partiellement rassemblée, la France se sent aujourd'hui un peu perdue dans un vaste ensemble aux institutions lourdes, aux objectifs incertains, aux limites imprécises, et de plus en plus dominé par la langue et les références culturelles dites anglo-saxones. Après les débats liés à la Guerre froide, les polémiques portent à présent sur la place de l'Europe dans la mondialisation et sur celle de la France dans cette Union qui suscite espoirs et craintes." Não é curioso, num livrinho que se propõe informativo? O texto nem vem assinado e acha que pode falar em nome da França, “das esperanças e dos medos” que a UE suscita, do desconforto diante de um domínio cada vez maior da língua e da cultura anglo-saxônicas.Fiquei de queixo caído. Mas isso também não deixa de ser "informação", não é mesmo?!

Depois, na fnac, encontrei mais umas coisinhas interessantes. No mesmo formato almanaque comprei "300 jeux e quiz de littérature française", 5,90 euros, dessa vez de "Le Figaro", com 80 páginas. Mas finalmente encontrei o que procurava: "La littérature française", coleção "repéres pratiques" duma tal editora nathan ( www.nathan.fr/reperes-pratiques ) que "permet de balayer onze siècles d'histoire littéraire"! Só 160 páginas e por apenas 11,60 euros ;-)

Estou feliz e com leitura pra lá de suficiente pros meus 2 meses de férias. Mas claro que ainda tenho que estudar muita gramática. Andei pensando no meu futuro por aqui. Por conta disso estou planejando um curso de 1 ano de educação continuada na Universidade de Nanterre, que fica aqui pertinho de casa. Tem uma série de coisas que não posso controlar e que espero que estejam em ordem até a época da matrícula. O que posso é me preparar pensando positivamente que vou conseguir uma vaga. Nesse caso, preciso estudar muito francês pra passar pelo menos no DALF C1 (exame avançado de língua francesa) e conhecer minimamente a cultura e a literatura deste país. Essas coisas são pré-requisitos pra fazer o curso, além do domínio de 2 línguas estrangeiras, mas pode ser inglês e português, então estou tranquilo com este último tópico.

Um comentário: